A lavagem dos cabelos pode ser vista como um ato corriqueiro, mas ela é a maior responsável pela saúde dos fios crespos e cacheados, influenciando também na definição e estrutura dos fios. Pensando nisso, o Atelier dos Aachos separou 5 dicas indispensáveis na hora da lavagem dos fios.
- Escolher um Shampoo nutritivo
Alguns shampoos são responsáveis por “limpar demais” removendo a oleosidade natural dos fios, algo que o cabelo crespo e cacheado já carece naturalmente. Portanto é necessário procurar por fórmulas que invistam em hidratação e nutrição. Uma ótima opção são os shampoos da linha Side Black
- Não aplicar shampoo nas pontas
O shampoo deve ser mantido longe das pontas para não causar ressecamento, embora as fórmulas hidratantes sejam mais gentis com os fios, o ideal é aplicar o produto no couro cabeludo e lavar o comprimento e as pontas com a espuma que escorre do topo da cabeça.
- Aplicar condicionador para selar as cutículas e desembaraçar
O condicionador é o responsável por selar as cutículas e deixa os cabelos macios, emolientes e fáceis de desembaraçar. Escolha sempre condicionadores ricos em componentes nutritivos e de preferência naturais em sua composição.
- Sempre enxague bem para não deixar resíduos
Os resíduos tanto de condicionadores quanto de máscaras hidratantes podem contribuir para o ressecamento dos fios, causando opacidade e caspa. Normalmente cabelos crespos e cacheados são acompanhados de volume, então é importante ter atenção na hora do enxágue para remover todo o produto do couro cabeludo e do comprimento.
- Prefira água fria para lavar o cabelo
A água quente ajuda a abrir as cutículas dos fios e por isso facilita a perda de água e outros nutrientes, deixando os fios ainda mais secos. A água fria retém a hidratação no cabelo, evitando o ressecamento e deixando os cabelos mais brilhantes.